Instalação completa para a Fermacell

TRABALHO EM EQUIPE CONCENTRADO
PARA OS MELHORES RESULTADOS

A Siempelkamp Logistics & Service Ltda fornece uma implementação de projeto confiável com planejamento bem fundamentado e trabalho em equipe eficiente. Um exemplo especial: a modernização da prensa de ciclo móvel para paineis de gesso na Fermacell.

Um caso para o SLS,
o especialista de serviços da Siempelkamp

A Fermacell, fabricante de painéis de gesso, é cliente da Siempelkamp desde a década de 80. Em 1994, a Fermacell começou a operar uma prensa de painéis de gesso fabricada em Krefeld. Durante muitos anos a prensa, localizada em Wijchen, Holanda, funcionou em operação contínua  e sem problemas antes de começar a demonstrar cada vez mais problemas relacionados à produção. Os reparos necessários resultavam em perdas de produção cada vez maiores. Nesse ponto, ela se tornou um caso para a Siempelkamp Logistics & Service, o especialista em serviços da Siempelkamp.

No início, a discussão incluía somente peças de reposição, como lembra o gerente de vendas da Siempelkamp Logistics & Service, Ralf Virnich. Mas durante o projeto de engenharia ficou óbvio que somente uma reforma mais ampla faria sentido economicamente. A modernização foi projetada como uma instalação completa, da qual a Siempelkamp Logistics & Service foi encarregada, desde a assessoria técnica até o comissionamento.

Prioridade de projeto número 1:
tempos de paradas mínimos

O período de projeto: 8 semanas. “Isso exigiu um cronograma puxado”, diz Ralf Virnich, levando, no final das contas, a centenas de horas de planejamento e coordenação. A tarefa específica da Siempelkamp Logistics & Service era de substituir diversas peças maiores da prensa, além de atualizar a hidráulica da prensa com componentes hidráulicos novos. Isso incluía a desmontagem completa dos componentes antigos e a instalação de peças de substituição, incluindo a hidráulica.

O fato de o cronograma apertado para a atualização ter sido atingido foi resultado da expertise da Siempelkamp Logistics & Service e KS (Kurt Schuhmacher Industriemontagen), assim como do trabalho em equipe excepcional entre todas as partes envolvidas. Os gestores de projeto da Fermacell acreditavam inicialmente que o telhado do barracão teria de ser removido para montagem e desmontagem, mas a Siempelkamp Logistics & Service e a KS tinham uma solução melhor em termos de custos e tempo – um guindaste compacto especial capaz de manobrar cargas elevadas. Assim, a prensa pode ser substituída sem mudanças no barracão. Ao invés disso, os componentes existentes da planta foram desconectados, o óleo foi drenado, os tanques de óleo foram desmontados e levou-se o guindaste para o barracão. Então os maiores componentes da prensa foram desmontados e, com o guindaste, removidos completamente e transportados para fora do barracão. Sem qualquer mudança na estrutura do prédio, a desmontagem foi completada e a Fermacell pode cuidar, juntamente com a Siempelkamp Logistics & Service, da preparação e medição do eixo de produção.

Na logística,
tudo correu como planejado

O plano original era de deixar os novos componentes da prensa armazenados temporariamente na Fermacell por 4 semanas. Isso, no entanto, teria gerado custos extra e trabalho adicional. A solução da Siempelkamp Logistics & Service: o departamento de logística, por exemplo, organizou que a hidráulica completa fosse transportada para Krefeld imediatamente após a desmontagem, onde ela seria reformada na Siempelkamp Machinenfabrik durante 3 semanas, incluindo novo cabeamento elétrico e partidas e testes preliminares nessas instalações. Após uma bateria de testes bem-sucedida, a unidade hidráulica foi devolvida a Wijchen just in time, como diz Lisges. A Siempelkamp Logistics & Service conseguiu programar o transporte pesado de forma que as peças fossem transportadas à noite de Krefeld para a Holanda, onde elas ficaram então disponíveis para montagem diretamente do caminhão. O armazenamento temporário tornou-se desnecessário. Assim, os componentes grandes reformados e novo poderiam ser montados imediatamente.

Os problemas comuns em uma primeira partida de máquina também não influenciaram o cronograma. As reuniões diárias entre a Fermacell e a Siempelkamp Logistics & Service/KS garantiram uma conciliação direta e soluções rápidas. “Se você precisa de 3 cotovelos hidráulicos de 90 graus e só tem um, parece uma coisa pequena, mas ainda precisa”, explica Ralf Virnich. Nessa situação, o cliente reagiu de forma excelente, permitindo que os técnicos da Siempelkamp Logistics & Service simplesmente buscassem essas peças no seu depósito. “Não importa como, o principal é que o cliente consiga o que precisa o mais rápido possível”, enfatiza Ralf.

E foi isso que a Fermacell conseguiu: produção retomada na data programada. O projeto foi concluído com sucesso.

Números
e dados

COMPONENTES DA ATUALIZAÇÃO DA PRENSA
Quantidades e descrição Medidas/detalhes Peso
Guias principais 6.200 x 4.850 x 1.940 mm 35.140 kg
Guia horizontal – vigas guia 7.040 kg
4 pacotes de arcada 4.800 x 9.325 x 920 mm 34.660 kg / volume
(138.640 kg total)
Guia da viga móvel 1.160 kg
Mesa de prensagem 6.100 x 3.310 x 980 mm 64.570 kg
Viga superior 6.215 x 3.300 x 1.000 mm 64.035 kg
Hidráulica da prensa Reformada em Krefeld 7.150 kg
8 cilindros de prensagem Reformados em Krefeld 5.074 kg / cilindro
Placas de separação – ajuste das placas de separação 6.190 kg
Viga longitudinal/transversal – transportador de corrente
Acessórios diversos

Imagens da reforma


Entrevista

5 Questões para Jos Kraaijkamp, Gerente de projeto na Fermacell

Em termos de cronograma o projeto foi perfeito. O que mais correu como planejado?
Jos Kraaijkamp: Sim, tudo correu bem. Nós respeitamos o cronograma e o orçamento. Nós realmente gostamos da cooperação com a Siempelkamp Logistics & Service. De maneira geral foi um projeto exigente para todos os envolvidos, mas no fim a prensa partiu dentro do cronograma, apesar de todas as dificuldades.

Quais foram as maiores dificuldades na implementação do projeto?
Jos Kraaijkamp: Resumidamente tudo correu bem, mas houve dificuldades. Só a instalação dentro do barracão com a ajuda de um guindaste especial e o cronograma de 8 semanas para a modificação já eram desafios. Na verdade, no início, tínhamos planejado um período maior para o upgrade, mas isso significaria paradas mais longas para nós, algo que queríamos evitar. Assim, juntos com a Siempelkamp, nós voltamos para a fase de planejamento e reprojetamos a modificação para apenas 8 semanas.

Então de maneira geral a implementação do projeto atendeu as suas expectativas?
Jos Kraaijkamp: Sim, atendeu. É claro que um projeto grande requer gerenciamento constante. Por exemplo, toda noite os gestores de projeto da nossa empresa se reuniam com os gestores da montagem da Siempelkamp Logistics & Service e os técnicos responsáveis pela instalação da KS para discutir o status do projeto naquele momento. Assim, nós conseguíamos responder a questões urgentes que às vezes surgem durante projetos desse tamanho.

Que valor agregado traz a nova prensa para vocês?
Jos Kraaijkamp: O motivo principal para a atualização foi que nós desejávamos ter menos interrupções e paradas não programadas no longo prazo. É por isso que decidimos substituir a prensa de ciclo móvel antiga nos mesmos termos por uma nova. No entanto, a estrutura agora tem uma forma diferente e o cálculo todo é baseado em tecnologia de ponta, claro. Só isso já traz melhorias que ficarão evidentes com o tempo.

Se você tivesse que descrever a cooperação com a Siempelkamp Logistics & Service em uma palavra, qual ela seria e por quê?
Jos Kraaijkamp: O que eu mais gosto é a grande flexibilidade da Siempelkamp Logistics & Service. Vou dar um exemplo: durante o planejamento nós tínhamos ganhado quase uma semana inteira. Para não perder essa semana, as peças pesadas tinham que chegar antes do planejado originalmente. O problema é que essas peças só podiam ser transportadas por veículos de transporte de cargas pesadas para os quais se requer autorização especial. A organização dessas autorizações e transporte pela Siempelkamp Logistics & Service foi de primeira classe. O tempo que tínhamos ganhado durante o planejamento foi preservado, e nós estamos planejando trabalhos futuros com a Siempelkamp Logistics & Service. Como cliente você só faz isso se estiver satisfeito.